Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

ECOAGÊNCIA DEBATE O PAPEL DO MOVIMENTO ECOLÓGICO LIVRE (MEL) NA HISTÓRIA DE LUTAS EM DEFESA DO AMBIENTE EM SANTA CATARINA

30/11/2021 | 19:00 - 21:00

O papel do Movimento Ecológico Livre (MEL) na história de lutas em defesa do ambiente em Santa Catarina é o tema da Terça Ecológica, programa da Ecoagência Solidária de Notícias Ambientais, em 30 novembro de 2021, às 19 horas.* O MEL foi uma articulação ambientalista pioneira em Florianópolis e iniciou as atividades em 1983, tendo com um dos principais legados a luta vitoriosa pela desativação do lixão no Manguezal do Itacorubi. No movimento atuaram pessoas que foram e são referências na luta em defesa do ambiente em Santa Catarina. O MEL também estimulou a criação de entidades que consolidaram a atuação ambiental no estado.Participarão do debate Analúcia de Andrade Hartmann, Daniel José da Silva, Moacir Arruda, Rogério Portanova e Sérgio Luís Boeira, que atuaram no MEL.

Na mediação do encontro estarão as jornalistas Míriam Santini de Abreu e Eloisa Beling Loose.

🖥️ A Terça Ecológica é transmitida pelo Canal do Youtube da EcoAgência, criada por voluntários do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ/RS). O programa sobre o MEL também integra a série Ambientalistas do Sul – Memória e História, tocada pela EcoAgência, o NEJ e o Grupo de Pesquisa Jornalismo Ambiental, da UFRGS, e será exibido no endereço: https://youtu.be/-lK5R0G5WEY

Convidados:
Analúcia de Andrade Hartmann – Gaúcha nascida em Porto Alegre e criada em Carazinho. Catarinense de coração, graduada em Direito pela UFSC, onde também cursou pós-graduação (especialização) em Direito Público. Pós-graduação em Direito Ambiental e Urbanístico pela Universidade de Limoges, na França. Foi advogada por nove anos e assessora no TRE/SC. Procuradora da República desde 1992, lotada inicialmente em Chapecó, depois Joinville e desde 1994 em Florianópolis. Atribuição: meio ambiente, patrimônio cultural, crime ambiental, direito das comunidades indígenas e das populações tradicionais.

Daniel José da Silva – Nascido em Torres (RS) em 1950. Doutor em Engenharia de Produção (UFSC, 1998), com pós-doutorado em Gestão Social de Bacias Hidrográficas na Université du Québec à Montréal (Canadá, 2005). Dedicou sua vida ao ensino, pesquisa e extensão como professor no Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC. Aposentou-se em 2013. Continua suas pesquisas no Grupo Transdisciplinar sobre Governança de Bens Comuns (www.gthidro.ufsc.br).

Moacir B. Arruda – Biólogo, Analista Ambiental do ICMBio, aposentado. Presidente do IBRAM, órgão ambiental do GDF. Professor da UnB e UCB. Diretor da ANAMMA. Doutor em Ecologia/UNB com especialização em Conservação da Biodiversidade no JWRC/Tóquio.

Rogério Portanova – Graduado em Direito pela PUC-RS (1983), com mestrado em Direito pela UFSC (1988) e doutorado em Sociologie Et Anthropologie Du Politique – Université Paris 8 – Vincennes-Saint-Denis (1994). Atualmente é professor associado da UFSC. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Sociologia Jurídica, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, direitos humanos, direito ambiental, direito e sustentabilidade. Coordenador da Gestão Ambiental da UFSC.

Sérgio Luís Boeira – Doutor em Ciências Humanas pela UFSC. É professor no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (doutorado) da UFSC (PPGICH). É autor do livro “Atrás da Cortina de Fumaça – tabaco, tabagismo e meio ambiente: estratégias da indústria e dilemas da crítica”. É organizador e coautor do livro “Democracia & Políticas Públicas: diversidade temática dos estudos contemporâneos”. É coautor do livro “Estudos Interdisciplinares em Ciências Humanas”.

Detalhes

Data:
30/11/2021
Hora:
19:00 - 21:00
Categorias de Evento:
, , , ,
Evento Tags:
, ,
https://youtu.be/-lK5R0G5WEY

Organizador

EcoAgência
Ver site do Organizador

Local

Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *