Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

VII Encontro Municipal de Agricultura Urbana – EMAU

12/11/2021 - 13/11/2021

*| VII EMAU |* 🌱✊🏽💚

Salve povo resistente das agriculturas urbanas de Florianópolis! 🌱✨

Prepara a agenda que esse ano o VII Encontro Municipal de Agricultura Urbana – EMAU vai acontecer na rua, na casa do povo, nas comunidades e nas redes sociais.

O tema do VII EMAU é uma pergunta geradora: QUEM NUTRE O SOLO QUE NOS ALIMENTA?

Nós da Rede Semear passamos o ano de 2021 nesse exercício de provocar o pensar coletivo, crítico e reflexivo. Inspirados nos Círculos de Culturas de Paulo Freire e nas lutas dos movimentos sociais que resistem diariamente aos retrocessos das políticas públicas.

Vamos aprofundar nosso saber e nossa prática em direção ao olhar dos grupos sociais sobre o acesso à terra, a luta por território, a soberania e segurança alimentar e nutricional, a taxação de agrotóxicos, a compostagem comunitária e individual e a agricultura de base ecológica na cidade de Florianópolis como um movimento político crescente, expressivo e representativo.

Pensar sobre o solo, o poder de semear, os usos do solo, quem produz o alimento, quem se alimenta e quem não se alimenta são pontos que direcionam a busca por uma agricultura urbana agroecológica de Florianópolis como política pública municipal que precisa urgentemente ser inserida no orçamento anual do município.

Entre os dias 12 e 13 de novembro estaremos nas ruas com uma feira expositiva e o cinerua semear, vamos realizar um círculo de culturas na casa do povo com transmissão ao vivo pela TV da Câmara dos Vereadores e faremos mutirões em três comunidades.

Se liga na programação! Serão dois dias intensos onde plantaremos nossas sementes nas mentes e nos solos, e seguiremos coletivamente cuidando de nós por nós!
É pra chegar, chegando. Avante Floripa!

PROGRAMAÇÃO:

📍 Sexta dia 12/11/2021:

➡️ das 11h às 13h:*
_*FEIRA EXPOSITIVA REDE SEMEAR no Largo da Catedral*_

➡️ das 15h às 17h: CÍRCULO DE CULTURAS DO VII ENCONTRO MUNICIPAL DE AGRICULTURA URBANA na Câmara Municipal de Vereadores de Florianópolis online Transmissão pelo Canal do YouTube https://www.youtube.com/c/CMFCanalOficial

➡️ das 19h às 21h: _CINERUA SEMEAR – FILME NHANDEREKO – COMIDA E EDUCAÇÃO (Slow Food BR) no Largo da Catedral

📍 _Sábado dia 13/11/2021

MUTIRÕES NOS TERRITÓRIOS

➡️ das 8h as 12h – Casa de Passagem e Quilombo Vidal Martins

TISAC
📌
https://maps.app.goo.gl/388nj1CTiCcuz4aK6

Quilombo
📌
https://maps.app.goo.gl/AXQPnbVuACNJGL928

➡️ das 13:00 as 17h- Revolução dos Baldinhos
📌https://maps.app.goo.gl/ZimuoUm6YCES8HXc9

CONVIDADES:

Kerexu Yxapyry – _Território Indígena Morro dos Cavalos Do Povo Mbya Guarani, da floresta Mata Atlântica
Liderança na Terra Indigena Morro dos Cavalos, coordenadora da Comissão Guarani Yvyrupa e também coordenadora executiva da Articulação dos povos indígenas do Brasil-APIB. Agricultora e educadora no Centro de Formação Tataendy Rupa, Gestora ambiental pelo curso de licenciatura intercultural indígena do Sul da mata atlântica.- UFSC. “Minha luta principal é o reconhecimento dos territórios originários pelo Bem Viver.”

Shirlen Vidal – Quilombo Vidal Martins
Trançadeira de cabelo ( trança solta, raiz, dread, tererê), Coordenadora na Educação Escolar Quilombola Vidal Martins e Secretária na Associação dos Remanescentes dos Quilombos de Vidal Martins.

Neusa Votã Lopes
Liderança Kaingang, Vice-Presidente da Comissão Indígena na Casa de Passagem Goj Ty Sá.
Florianópolis é terra indígena e a luta por uma casa de passagem onde as famílias possam se abrigar com dignidade, praticando agricultura e vendendo seus artesanatos, durante sua estadia na cidade já dura cerca de 20 anos.

Cíntia Cruz
Presidente da Associação Revolução dos Baldinhos, liderança comunitária no bairro Chico Mendes_ _Gestora comunitária, educadora Popular e idealizadora do projeto Cozinha Mãe

Eduardo Rocha
Membro Cepagro, do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, do Fórum Catarinense de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional e do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.

“Lutar pela terra, lutar pelas plantas, lutar pela agricultura, porque se não vivermos dentro da agricultura, vamos acabar. Não tem vida que continue sem terra, sem agricultura”
(Ana Primavesi)

#RedeSemearFloripa
#AgriculturaUrbana
#VIIEMAU

Detalhes

Início:
12/11/2021
Final:
13/11/2021
Categoria de Evento:
Evento Tags:
, , , ,

Organizador

Rede Semear Floripa de Agricultura Urbana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.