Fome, frio e preconceito aos pobres em Florianópolis

Por Restaurante Popular Já

Ontem, 23/06/2026 (segunda-feira), ocorreu uma votação na Comissão de Constituição e Justiça sobre o Projeto de Decreto Legislativo, apresentado pelo vereador Camasão (PSOL), que suspenderia o Decreto Marmita Legal, chamado de “Decreto da Fome” pelos movimentos sociais, que proíbe a distribuição de marmitas na rua, sob ameaça de multa de mais de R$ 2.000,00 para as organizações que descumprirem. O relator favorável foi do Professor Bruno (PT), único que votou a favor da suspensão do Decreto. Já Rafinha de Lima (PSD) foi o vereador que defendeu manter o decreto, em conjunto com Manu Vieira (PL), Dinho (União Brasil), João Padilha (PL), Ricardo Pastrana (PSD) e Claudinei Marques (Republicanos). Ou seja, o decreto segue em vigor, com risco ainda maior de coerção por parte da Segurança Publica com as cozinhas que descumprirem.

Além disso, existem outros fatores que merecem atenção: 1) Fechamento do Restaurante Popular, 2) Proibição de entrega de marmitas nas ruas, 3) Hotel Social irá fechar a partir do dia 30 de junho e 4) Investigação sobre a Passarela da Cidadania.

Lembrando que temos previsões de frentes frias se aproximando, com previsões de 6 a 8º para as próximos madrugadas. dias em Florianópolis e algumas cozinhas trabalham entregando alimentos quentes de madrugada.

Passarela da Cidadania

Quando falamos que não existe equipamento público de Segurança Alimentar e Nutricional, a prefeitura alega que já existe a Passarela da Cidadania.

Hoje saíram noticias que mais uma vez esse tal equipamento está sendo investigado pela Polícia Civil. Conforme o trabalho da 1ª Decor, para garantir que a entidade investigada vencesse o edital, pareceres ideologicamente falsos foram emitidos para desclassificar outras duas organizações sociais que concorriam legitimamente no processo. O direcionamento teria resultado em contratos que movimentaram cifras milionárias com os cofres públicos. O primeiro termo de colaboração com a associação foi assinado em junho de 2025, com validade de 90 dias e o valor de R$ 3,3 milhões. Na sequência, um novo contrato foi firmado com vigência de 12 meses, alcançando o montante aproximado de R$ 21 milhões – total de mais de 24 MILHÕES!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CHAMADA PÚBLICA PARA PESSOAS PESQUISADORAS, PROFISSIONAIS E ESTUDANTES

SOS Lagoa convida comunidade técnica e científica a contribuir com documento sobre o futuro da ETE da Lagoa da Conceição

O futuro do sistema de esgotamento sanitário da Lagoa da Conceição está sendo discutido em diferentes espaços institucionais e poderá influenciar, por décadas, a gestão ambiental, os recursos hídricos e a qualidade de vida na região.

Nesse contexto, o SOS Lagoa, Movimento Popular em Defesa da Lagoa da Conceição, está promovendo uma chamada pública para pessoas pesquisadoras, profissionais, estudantes e demais pessoas interessadas em contribuir com a construção colaborativa de uma Contribuição Técnica sobre o futuro da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Lagoa da Conceição.

O movimento reúne moradore(a)s, pesquisadore(a)s, educadore(a)s e profissionais comprometidos com a proteção da Lagoa da Conceição e de sua bacia hidrográfica. Sua atuação ganhou força a partir das mobilizações relacionadas ao rompimento da Lagoa de Evapoinfiltração da ETE, em janeiro de 2021, e foi consolidada em 2025 diante do agravamento dos problemas ambientais observados na região, incluindo episódios de floração de microalgas, extravasamentos de esgoto e preocupações com a capacidade da infraestrutura de saneamento frente ao crescimento urbano da bacia.

O que está em discussão

Atualmente, o destino final do efluente tratado da ETE da Lagoa da Conceição é objeto de discussão na Mesa de Consensualismo do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina e na Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público de Santa Catarina.

Em abril de 2026, foram apresentadas três alternativas principais para substituição do sistema emergencial atualmente em operação:

  • aspersão e infiltração em nova área das dunas;
  • lançamento do efluente tratado na Baía Sul;
  • implantação de emissário submarino.

As decisões relacionadas a essas alternativas poderão produzir impactos ambientais, territoriais e financeiros de longo prazo.

O que está sendo construído

A Contribuição Técnica não tem como objetivo defender previamente uma solução específica.

Sua proposta é reunir informações, análises, referências e contribuições de diferentes áreas do conhecimento para qualificar o debate público e ampliar a avaliação das alternativas disponíveis, fortalecendo a transparência, a participação social e o embasamento técnico do processo decisório.

A minuta permanecerá aberta a contribuições após a Audiência Pública realizada em 09 de junho de 2026 e será posteriormente consolidada e encaminhada às instituições envolvidas nos processos em curso.

Quem pode contribuir

São especialmente bem-vindas contribuições de pessoas com formação ou experiência em áreas como:

  • engenharia sanitária e ambiental;
  • ecologia;
  • oceanografia;
  • geologia;
  • química ambiental;
  • saúde pública;
  • direito ambiental;
  • planejamento urbano;
  • recursos hídricos;
  • economia;
  • gestão ambiental;
  • e demais áreas relacionadas ao tema.

Como participar

As pessoas interessadas podem se cadastrar por meio do formulário:

https://forms.gle/t4eWUHXHAroJEyQw8

Quem se cadastrar receberá acesso à minuta em construção e informações sobre as próximas etapas do processo colaborativo.

Mais informações:

SOS Lagoa Movimento Popular em Defesa da Lagoa da Conceição

Instagram: @soslagoadaconceicao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fórum de debate Sustentar 2026 Clima, Energia, Agricultura, Tecnologia e o Futuro do Planeta

Publicada originalmente no site do Notícias UFSC

Nos dias 18 e 19 de junho, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sedia o fórum de debate Sustentar 2026 – Clima, Energia, Agricultura, Tecnologia e o Futuro do Planeta. O evento reunirá pesquisadores, agricultores familiares, estudantes, gestores públicos, movimentos sociais, empresas, startups e representantes da sociedade civil para discutir soluções sustentáveis diante dos desafios ambientais e sociais contemporâneos.

O encontro tem como proposta ter um espaço estratégico de diálogo, articulação institucional e difusão de conhecimentos sobre temas considerados centrais para o futuro do país e do planeta, como mudanças climáticas, energias renováveis, agricultura sustentável, inovação tecnológica, soberania alimentar e energética.

A programação será organizada em três grandes eixos: o Fórum de Debate, a Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária e a Tenda de Tecnologias Sustentáveis. A expectativa da organização é receber cerca de 1,5 mil participantes durante os dois dias de atividades. O Fórum de Debate contará com mesas temáticas voltadas a assuntos como crise climática, soberania alimentar, agroecologia, transição energética, minerais críticos e sistemas agroflorestais. Especialistas, representantes do poder público, pesquisadores e lideranças sociais irão compartilhar experiências e discutir caminhos para enfrentar os impactos das mudanças climáticas e apresentar modelos de desenvolvimento mais sustentáveis e inclusivos.

Também na programação terá a Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que terá espaço dedicado à valorização da produção agroecológica, do cooperativismo e dos empreendimentos solidários. A iniciativa busca aproximar produtores e consumidores, além de fortalecer as economias locais e regionais. Já a Tenda de Tecnologias Sustentáveis reunirá empresas, universidades, cooperativas, startups e instituições que apresentarão soluções inovadoras voltadas para agricultura sustentável, energias renováveis, bioeconomia, gestão de recursos hídricos, recuperação ambiental e inovação digital aplicada ao desenvolvimento sustentável.

Além de promover debates e exposições, o Sustentar 2026 abre espaço para que cooperativas, empreendimentos da economia solidária, coletivos, universidades, startups e projetos de inovação apresentem seus trabalhos e ampliem suas redes de relacionamento e cooperação. Segundo a organização, o evento pretende ampliar o acesso da agricultura familiar a tecnologias sustentáveis, fortalecer a integração entre ciência, políticas públicas e iniciativas comunitárias, além de incentivar a construção coletiva de soluções para os desafios climáticos e ambientais.

A participação é gratuita e aberta ao público interessado nos temas relacionados à sustentabilidade, inovação, agricultura e transição energética.

Programação:

Mais informações pelo instagram do evento: @sustentaroficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *