Após a realização das 13 audiências distritais, verificamos a insuficiência deste instrumento para viabilizar o debate público e a construção de um Plano Diretor realmente participativo. O processo de “revisão” do Plano Diretor tem apresentado evidentes ilegalidades, visando acelerar sua aprovação.
A “Carta pela Cidade: por um Plano Diretor Participativo que não leve Florianópolis ao colapso” é um documento construído de forma colaborativa, que visa exigir o nosso direito constitucional de zelar por nosso ambiente e qualidade de vida a partir de plena participação no processo de construção do Plano Diretor de Florianópolis.
O documento está aberto para assinatura de coletividades (entidades comunitárias, movimentos sociais, e organizações da sociedade civil em geral) e também para indivíduos. O objetivo da coleta das assinaturas é expressar a indignação da população com o processo não participativo do Plano Diretor, que vem sendo conduzido a toque de caixa pela Prefeitura Municipal de Florianópolis.
Veja formas de participar desta campanha de divulgação da carta:
- Leia na integra o documento;
- Compartilhe a carta com seus vizinhos, família, e nas redes sociais;
- Assine o abaixo-assinado;
- Peça para sua entidade assinar o documento através deste link;
- Coletivos, movimentos e grupos sem CNPJ também podem assinar;
- Compareça na audiência pública sobre o Plano Diretor do dia 08/08 a partir das 16:00 no centro-sul.
- Baixe o documento da carta para imprimir e distribuir;
Nada sobre nós sem nós! Exigimos participação popular de verdade já!
Uma Cidade pode ser parte dos nossos Sonhos ou o nosso pior Pesadelo. Para que ela seja a nossa cidade sonhada, que abriga todas as diversidades de vida de forma saudável, com resiliência climática e justiça, hoje e no futuro, precisamos de um planejamento participativo, que considere o melhor conhecimento científico e dos povos tradicionais, para esclarecer nossos limites e possibilidades para prosperarmos juntes, respeitando nossas interdependências. Bora lutar por nosso direito!!
É a força das cosntrutoras e a especulação imobiliária querendo lucro sem fim, acabar com a mobilidade que já esta dificil e por fim na qualidade de vida.
Querem fazer Florianópolis um Rio de Janeiro II.