
Via Professor Lino Peres, em seu Instagram.
📌Será nesta terça-feira (22), às 18h30, no auditório do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, o lançamento do livro “Crítica da política habitacional: as lutas por moradia em Santa Catarina”, primeiro volume da série temática “Moradia e habitação em Santa Catarina”, publicado pela Editora da UDESC com apoio do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGPLAN), o Observatório das Migrações/SC, o Instituto Cidade e Território (ITCidades) e o Laboratório de Relações de Gênero e Família.
O livro, com distribuição gratuita, foi organizado pelo professor da UDESC Francisco Canella e pelo presidente do ITCidades, Lino Peres, e tem 13 artigos e 300 páginas. A iniciativa surge em um período de agravamento das condições sociais e econômicas nos últimos anos, com consequente intensificação das lutas populares por moradia no estado e no país.
O livro, afirma Peres, avalia as políticas habitacionais, particularmente em Santa Catarina, considerando a ausência ou insuficiência de programas habitacionais promovidos tanto pelo governo do Estado quanto pelas prefeituras. Há grandes municípios em SC que até agora não têm programa habitacional. Esta ausência ou insuficiência ocasionaram, somadas ao processo inflacionário e o aumento do custo de vida dos últimos anos, a explosão das ocupações, situação agravada pela pandemia de Covid-19.
Para Canella, o livro fortalece o compromisso de disseminar o debate e dar visibilidade às lutas por direitos sociais, envolvendo lideranças de movimentos sociais e pesquisadores das universidades. Por se tratar de uma série, o presente volume representa o primeiro passo de um processo que deve consolidar o diálogo entre a universidade e a sociedade, especialmente com aqueles setores sociais economicamente mais vulneráveis.
O lançamento, com a presença de autores, será uma oportunidade de aprofundar a compreensão do tema em um estado com os alugueis e preços dos imóveis entre os mais caros do país.