Florianópolis sedia o primeiro Festival Latino-Americano de Cinema Ambiental do Brasil

Publicado originalmente no Conecta.SC

Com sessões em espaços culturais, escolas e cinema a céu aberto, a primeira edição do Festival Latino-Americano de Cinema Ambiental reunirá sessões de produções audiovisuais latino-americanas com temática ambiental.

Entre os dias 28 de outubro e 2 de novembro, Florianópolis receberá a primeira edição do FLACA – Festival Latino-Americano de Cinema Ambiental. Com curadoria voltada exclusivamente à produção socioambiental da América Latina, o festival se destaca como o primeiro do país com esse recorte, reunindo cinema, debate crítico e engajamento comunitário em uma programação inteiramente gratuita.

Durante seis dias, o festival exibirá 10 produções latino-americanas – entre curtas, médias e longas-metragens, de diferentes gêneros – em um total de dez sessões, algumas delas acompanhadas de debates, oficinas e rodas de conversa contando com a presença de cineastas, ativistas e pesquisadores que atuam na temática ambiental.

As exibições acontecerão em quatro locais da cidade: na Bugio Centro, no Centro Integrado de Cultura (CIC), na Escola Municipal Antônio Paschoal Apóstolo e na Cervejaria Skullashu, no bairro Rio Vermelho. A proposta é descentralizar o acesso à cultura, promovendo o diálogo entre o cinema e diferentes territórios da capital catarinense.

A sessão de abertura acontece no dia 28/10 (terça-feira), às 19h, na Bugio Centro, em uma estrutura montada para cinema a céu aberto. O público poderá assistir ao curta colombiano Filhos do Pântano (2022), dirigido por Ismael Egui Saad, que retrata o impacto ambiental no Pântano Zapatosa e a luta das comunidades locais pela restauração do ecossistema. Também será exibido o documentário espanhol-boliviano Don Benjamín (2024), de Iván Zahínos, que acompanha a trajetória de um guarda florestal na proteção da Amazônia boliviana.

No CIC – Centro Integrado de Cultura, serão realizadas quatro sessões noturnas seguidas de conversas com cineastas, ativistas e pesquisadores. Já no bairro Rio Vermelho, a programação contempla quatro sessões infantojuvenis na Escola Municipal Antônio Paschoal Apóstolo e uma exibição ao ar livre na cervejaria Skullashu.

Duas produções catarinenses integram a programação: o longa Pedra Vermelha (2025), dirigido por Ilka Goldschmidt e Casemiro Vitorino, e o curta O ET da Vargem Pequena (2025), de Marko Martinz.

O FLACA é idealizado por uma equipe com sólida experiência em cineclubes e festivais internacionais. A direção geral é assinada por Flavio Veloso – diretor artístico, curador, produtor de cinema e sócio da Pátria Grande Produções – e a produção executiva é de Giulia Valentina, produtora cultural, analista de projetos e assistente social.

A estimativa da organização é de que mais de 850 pessoas participem das ações presenciais. Toda a programação tem classificação livre e pode ser acessada através do perfil oficial do festival no Instagram: @flacafestival.

SERVIÇO
O quê: FLACA – Festival Latino-Americano de Cinema Ambiental

Quando: 28 de outubro a 2 de novembro, em Florianópolis/SC

Onde: Bugio Centro, Centro Integrado de Cultura (CIC), Escola Municipal Antônio Paschoal Apóstolo e Cervejaria Skullashu.

Ingressos: entrada gratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *