
Nesta edição o painel faz uma linha do tempo contando a trajetória do território, que se reafirma como símbolo de resistência, memória viva e justiça
Via Camila Cabrera
Assessoria de Imprensa
Nos dias 22 e 23 de novembro acontece mais uma edição da Feira da Resistência Indígena de Florianópolis, com o lançamento do quarto painel do Mini Museu Cultura Viva Goj Tá Sá, intitulado “Goj Ta Sá — Raízes de Floripa que se reafirmam”.
A nova exposição gráfica revisita a trajetória da Goj Tá Sá — de uma ocupação improvisada à conquista de reconhecimento federal —, reafirmando o território como símbolo de autonomia, memória viva e justiça. Inspirado na história de luta e força que constituiu a construção desse espaço de preservação e resguardo da cultura indígena na cidade, o painel recupera a linha do tempo contando a história do território.
O Museu Cultura Viva Goj Tá Sá segue se consolidando como um referencial de educação, arte e memória indígena no sul do país, unindo as etnias Kaingang, Laklãnõ/Xokleng e Guarani Mbyá. A cada edição, se fortalece como um espaço vivo e pedagógico, essencial para a implementação da Lei nº 11.645/2008, que determina o ensino da história e cultura indígena nas escolas brasileiras.
Programação:
Sábado 22/11
9h às 18h — Feira de artesanato
14h — Apresentação cultural Kaingang
14h30 — Lançamento do 4º Painel do Mini Museu “Goj Ta Sá! — Raízes de Floripa que se reafirmam”
14h às 17h — Circuito de brincadeiras recreativas
16h — Sarau “Músicas de Reza” com Yara das Águas e Lachimi
18h30 — Cine Goj Tá Sá: exibição do filme Goj Ta Sá: histórias de um ex-terminal
19h — Encerramento
Domingo 23/11
9h às 18h — Feira de artesanato
13h — Apresentação Cultural Kaingang
15h — Oficina de Experimentação Malabarística para crianças
16h — Espetáculo teatral “Ô de casa! Teatro na infância: a voz da criança!” — A Casa Circular do Teatro
18h — Encerramento
Serviço
O que: Feira da Resistência Indígena e lançamento do 4º Painel do Mini Museu Cultura Viva Goj Tá Sá — “Goj Ta Sá! Raízes de Floripa que se reafirmam”
Quando: 22 e 23 de novembro de 2025, das 9h às 18h
Onde: Casa de Passagem Indígena e Ponto de Cultura Goj Tá Sá – Av. Prefeito Waldemar Vieira, 848 – Saco dos Limões – Florianópolis/SC
Como: Entrada gratuita e aberta ao público
Crédito das fotos: Associação Laboratório Terra Orgânica
