PRÉ-ABERTURA – ARMAZÉM DO CAMPO FLORIPA 📅 12 de dezembro 📍 Visconde de Ouro Preto, 308 – Centro de Florianópolis ⏰ A partir das 12h
PROGRAMAÇÃO 🕛 12h – Feira com parceir@s do Armazém 🕓 16h–17h – Degustação de produtos da feira e do Armazém 🕕 18h – Mística de abertura 🕖 19h – Música, chope, farofa de pinhão e tábua de frios
Vem celebrar a agricultura familiar, provar sabores da terra e conhecer a nova loja! 💚🌽✨
No sábado, dia 13 de dezembro, vai rolar a segunda Roda de Conversa do ciclo de atividades sobre Agroecologia e Serviço Social, com a participação da Profa. Mônica Grossi, da UFJF. Dessa vez, a roda vai ser sobre Reforma Agrária, Movimentos Sociais e Agroecologia, e será às 10h, no Armazém do Campo de Florianópolis. O endereço fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 308, no Centro de Floripa. O objetivo da roda é fortalecer o diálogo, a luta e a proximidade intrínseca entre movimentos sociais e universidade, colocando em debate pautas centrais e estratégicas no fortalecimento das lutas dos movimentos sociais do campo e da cidade.
Essa Roda de Conversa é viabilizada pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFSC, e integra um ciclo de atividades promovido pelos grupos Terra, Trabalho e Resistência (TTR); Núcleo de Estudos em Serviço Social e Organização Popular (NESSOP) e Veias Abertas.
A Lagoa da Conceição está morrendo pelo descaso das instituições.
Exigimos nossa lagoa limpa e VIVA!
Venha se unir com a comunidade para exigir medidas reais para reverter essa situação ✊💚
📅 Data: 14/12 (domingo)
📍 Local: Área verde frente ao TILAG
⏰ Horário:
15h concentração na área verde frente ao TILAG
16h saída em direção à ponte nova, terminando na pracinha da Lagoa
💫Manifestações artísticas: Arreda boi, teatro, música e etc✨
Venha somar no movimento! A lagoa precisa de nós, e nós dela!
Sobre o Movimento SOS Lagoa:
Somos um grupo de moradoras e moradores da bacia da Lagoa da Conceição que, em outubro de 2025, após o surgimento, em grande escala, da espuma na lagoa e, em decorrência do descaso das instituições responsáveis, decidimos lutar coletivamente por um mesmo fim. Nos unimos para exigir coletivamente que a Lagoa da Conceição seja protegida, despoluída e respeitada pelas instituições políticas, jurídicas e ambientais, assim como pelas empresas de construção civil e turismo.
A nossa força é coletiva, horizontal e diversa.
Por isso, constituímos um movimento popular que visa buscar, junto com cientistas, entidades de proteção ambiental e a sociedade civil, soluções e novas políticas que revertam os crimes ambientais e interrompam o ciclo de poluição ao qual, até agora, a Lagoa da Conceição foi condenada. A Lagoa é um sujeito de direitos. Lutamos pela sua existência, resistência e prosperidade!
Venha juntar-se a nós nessa luta pela nossa Lagoa!
Pelo meio ambiente, pela cultura e história de um povo, pelo lazer, pela pesca e por uma economia local com futuro!