Publicado pelo Coletivo UC da Ilha, no Facebook.

Está quinta-feira (11/11/2021) foi um dia muito feliz para as Unidades de Conservação de Florianópolis. Foram criadas duas novas unidades: Refugio da Vida Silvestre (REVIS) Meiembipe (pegando todos os morros do maciço norte) e o Refugio da Vida Silvestre – REVIS do Morro do Lampião, no Sul da Ilha entre o Rio Tavares e o Campeche!
Coletivo UC da Ilha comemora a criação destas UCs e celebra essa que será a maior unidade de conservação de Florianópolis! Um sonho antigo da nossa entidade que desde 2015 estava em articulação em prol da criação desta UC. Chegamos inclusive a buscar recursos para um projeto intitulado “Maciço Central da Ilha de Santa Catarina: Uma proposta de Unidade de Conservação” em um edital da Fundação Boticário, que não foi aprovado na época. Ficamos felizes em saber que PMF e FLORAM deram continuidade na elaboração da proposta.
A área do Revis Meiembipe incluí a proteção dos morros, nascentes, fauna e flora local desde os bairros da Lagoa da Conceição, Itacorubi, Monte Verde, Saco Grande, Santo Antônio de Lisboa, Ratones, Vargem Pequena e Grande, Cachoeira do Bom Jesus, Lagoinha do Norte, Praia Brava, Ingleses, Rio Vermelho e Costa da Lagoa. É uma região importantíssima sobretudo pela conservação das principais bacias hidrográficas da Ilha.
Mas também podemos comemorar o potencial para o ecoturismo que a região possuí e pode ser potencializado com a criação da unidade de conservação. Existem inúmeras comunidades que vivem no seu entorno e que irão se beneficiar diretamente também com essa perspectiva do turismo. Sem falar de todos os demais benefícios propíciasos pelos serviços ecossistêmicos, são eles: a absorção do gás carbônico, contenção de erosões, diversidade de espécies e muitas delas garantem a polinização de frutas e alimentos, controle de pragas, oferta de umidade e ar puro e muitos outros.
Você já fez alguma trilha ou visitou alguma das áreas que passarão a integrar o Refúgio da Vida Silvestre Meiembipe?
Conta pra gente nos comentários!
- Em breve novo post dando maior destaque para o Revis Morro do Lampião.
Fotos: Flora Neves e Fabricio Sousa.