Protesto no campão do Santinho, domingo 21/05

Publicado originalmente por Elaine Tavares, na Rádio Campeche.

O bairro do Santinho vive mais uma momento dramático. O campão ou terrenão como é conhecido, está sofrendo drástica transformação. Lá, está em andamento o mega empreendimento Costão dos Atobas que prevê a construção de 11 prédios de 4 pavimentos / 6 andares, vagas para 800 veículos, aproximadamente 400 apartamentos. O projeto já foi contestado e rejeitado pela população em audiência pública. Inúmeras manifestações já se fizeram no local. Considerado patrimônio cultural do Santinho, o lugar é utilizado por moradores e turistas como mirante para o Parque Natural Municipal Lagoa do Jacaré, e é local onde as crianças empinam pipa, onde se joga bola, onde as amigos se encontram, onde os pescadores locais remendam suas redes.

Desde o início dessa semana as máquinas trabalham no local desfigurando rapidamente a paisagem, dilacerando os corações dos moradores e soterrando as expectativas de transformar o campão em espaço Comunitário de direito. Há um inquérito em andamento no MP contestando se a obra é legal e se respeita as leis ambientais e a vizinhança.

Nesse DOMINGO, dia 21, às 15h a comunidade faz nova manifestação no terreno buscando evitar que o Santinho se torne uma selva de prédios vazios, como acontece no prédio da Hantei e no Costão Gaivotas.

Ouvimos no programa Campo de Peixe a Valéria Binatti:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *