Via Instagram do Coletivo Ecolhar.
Esta plataforma visa promover um debate essencial e oportuno entre os candidatos à Prefeitura de Florianópolis e à vereança sobre a sustentabilidade ecológica necessária para o futuro da nossa cidade.
Devido à impossibilidade de realizar debates presenciais por questões práticas, estamos utilizando este instrumento para entender as posições dos candidatos sobre a temática ecológica, que é ampla e complexa. As instruções para resposta serão entregues individualmente aos candidatos em seus comitês eleitorais.
Conceito Orientador da Plataforma:
A plataforma é baseada em premissas científicas que destacam a finitude dos recursos naturais, agravada pela localização da cidade em uma ilha. Isso impõe restrições à expansão urbana, ao sistema viário, e ao uso de energia, água e bens de consumo.
Propomos a ideia de uma “cidade lenta”, em oposição ao atual crescimento acelerado, que resulta em um estilo de vida estressante e consumista. Diante das limitações ecológicas e geográficas de Florianópolis, o futuro é preocupante, especialmente devido ao Plano Diretor sancionado em janeiro de 2023. Por isso, clamamos por “nenhum metro quadrado a mais para a especulação imobiliária em nossa cidade.”
Encontro: em 10/09/2024 às 19h.
No auditório do CCB (Centro de Ciências Biológicas), da UFSC. No córrego grande.
Promotores: RMA (Rede de Ongs da Mata Atlântica) e Coletivo Ecolhar.
Adendo Pós Atividade – Conteúdo completo da “Plataforma Ecológica para eleição de 2024”, enviada para as pessoas candidatas: