Udesc Faed exibe curta sobre luta de modo de viver em aldeia indígena nesta quinta

Via Assessoria de Comunicação da Udesc Faed

O Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), exibe nesta quinta-feira, 28, o documentário “Tape Porã: a luta pelo nhandereko”, no Auditório Tito Sena, às 19h. O documentário, gravado na Aldeia Tekoá Itaty, no Morro dos Cavalos, em Palhoça, aborda a luta da comunidade Guarani para manter o vivo o nhandereko, que significa o modo de ser dos moradores.

Ao longo do curta, a construção da Opy, a casa de reza sagrada, e os rituais diários de conexão com a terra revelam a força e a determinação do povo Guarani em seguir no Tape Porã em meio ao barulho de caminhões e carros que atravessam a BR-101, no Morro dos Cavalos.   

Dirigido por Ana Claudia Colombera e Txeru da Silva, o filme foi realizado com recurso da lei emergencial Paulo Gustavo 2023 e possui 16 minutos. Foi gravado no idioma guarani com legenda e tradução em libras e português.

Após a exibição haverá uma roda de conversa com os diretores mediada pela comunicadora ambiental, Flora Neves, com apoio das professoras Luisa Tombini e Isa Rocha, da Udesc Faed.

Documentário Mulheres Araucária

Na sequência, após a exibição de Tape Porã, o público poderá conferir também o documentário “Mulheres Araucária”, que conta as vivências de luta, resistência e esperança de Maria, Jociele e Tayla, três gerações de mulheres Kaingang que “caminham” desde o território indígena no Paraná até à III Marcha das Mulheres Indígenas, ocorrida em 2023, em Brasília (DF).

Com protagonismo de mulheres Kaingang nas falas e também na produção, é um convite para conhecer e reconhecer o importante papel das mulheres Kaingang e das araucárias na defesa da vida e dos territórios. A direção é de Vanessa Fe Há, Camila Mig Sa dos Santos e Kassiane Schwingel. 


Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *