Relato do ato contra o emissário de esgoto nas baías sul e norte da Ilha de Santa Catarina

Republicando @jornalista.raphaelsanz

ATENÇÃO TURISTA, VOCÊ VAI COMER PEIXE COM ESGOTO EM FLORIANÓPOLIS

No sábado, 21 de dezembro de 2024, o movimento @sosbaiasul composto por moradores do Sul da Ilha de Santa Catarina e por associações de pescadores artesanais e maricultores se manifestou no centro de Florianópolis.

A comunidade se organiza para barrar a instalação de emissários de esgoto nas baías sul e norte, localizadas entre a ilha e o continente, onde há maior concentração de comunidades tradicionais como os pescadores e maricultores. Entre os locais onde está previsto o descarte do esgoto estão áreas de reservas extrativistas. A população denúncia impactos ambientais irreversíveis e o possível fim das atividades das comunidades tradicionais.

O motivo: especulação imobiliária. O lado oposto da ilha, virado para o oceano, é visado. E uma das condições para o plano diretor permitir prédios de 8 andares é a questão do esgotamento. Toda essa história servirá, basicamente, para transformar o Campeche em Balneário Camboriú.

A manifestação foi pacífica, percorreu o centro da cidade e foi recebida com simpatia pelos transeuntes.

O uso não comercial das fotos está permitido mediante citação do autor (Créditos: Raphael Sanz + marcação desse perfil). O uso comercial não está liberado.

Video do ato em: https://www.youtube.com/watch?v=nKA9Cvzn-HEv

Fonte e fotos em: https://www.instagram.com/p/DD4bVBApPJr/?igsh=YTB6a2NxMjg5MmFv

#sosbaíasul #emissárionão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *