As imagens que acompanham este texto são do Grupo Técnico 3D do Fórum da Cidade.

Elas mostram a projeção de curto e médio prazo de novos prédios se passar o projeto de Plano Diretor da Prefeitura (PLC 1911/22), que foi aprovado em primeiro turno na Câmara Municipal e será apreciado em segundo turno nesta segunda-feira (24/04).

Haverá colapso da cidade, com explosão do sistema de esgoto, água, drenagem, lixo e sistema viário, hoje já ultrapassados nos seus limites.

Abaixo imagens que mostram as projeções em diversas regiões da cidade.

Apesar da Prefeitura alegar que não alterou os mapas, a permissividade, observada nas imagens abaixo, são possíveis pela manobra realizada com alteração nos artigos, tabelas e anexos. Para mais detalhes ler as considerações após as imagens.

Armação:

Para mais informações sobre a Armação consulte a apresentação completa sobre os impactos, realizada no dia 21/04 para a comunidade.

Carvoeira:

Estreito:

Jurerê:

Em Jurerê Internacional, o grupo HabitalSul já vende a verticalização em suas propagandas, no projeto “Jurerê Internacional 2050”. Um empreendimento que está em consonância com o que pretende o PLC 1912/22, nas bordas do ESEC de Carijós.

Mauro Ramos:

Morro da Cruz:

Pantanal:

Santo Antônio de Lisboa:

Santa Mônica:

Trindade:


Considerações:

Os artigos centrais que expressam o acúmulo de incentivos para, praticamente, a cidade toda são – 295-d, j, o, p, q, e s. Referem-se também à área de desenvolvimento incentivado, operações urbanas consorciadas e áreas urbanísticas especiais. Parte destas áreas está localizada em grandes glebas com a maior parte alagável. E com os Projetos Especiais de Urbanização, que são projetos que ficam fora do regramento e controle do uso do solo de toda a cidade;

As imagens se basearam na Tabela F01 e o Anexo H02 – Delimitação das Áreas De Desenvolvimento Incentivado (ADI) – e dos mapas de zoneamento desta Lei Complementar, acrescidos dos incentivos acima citados.

Participe da discussão

92 comentários

  1. A favor do plano diretor, Florianópolis precisa crescer, quer descansa vai morar no campo, fazendA.

        1. Esse plano direto e uma piada,primeiro não temos esgoto e segundo concordo com o outro comentário.
          Quer prédios vai para SP ou Balneário

          1. Concordo com vc. O problema com o saneamento básico é grave. E, se aprovado esse plano diretor, vai piorar sim. Florianópolis é linda por seus recursos naturais. Com essa expansão de concreto, deixará de ser linda!

        2. Um absurdo esta verticalizacao ! Já não conseguimos rodar neste trânsito congestionado, imaginem com mais edifícios pela cidade. Somos uma cidade turística, não desejamos ser outra São Paulo !

      1. Que resposta absurda!
        Quer manter a oferta de casas baixas para manter a especulação de venda e aluguéis de imóveis!
        As pessoas querem morar em Florianópolis. Vai continuar empurrando as pessoas para os morros para viverem ilegais?
        Vai continuar mantendo as pessoas longe da cidade com pretextos de “meio ambiente” até quando?

        1. Bichos escrotos voltem pros esgotos!!!!! Tudo o que eles querem são mais favelas de frente para edifícios de alto padrão. Se quer viver ma desgraça vai pro Rio e SP.

      2. a especulação imobiliaria vai verticalizar os bairros .. e favelizar áreas onde o poder público nao vai e os empresários olho grande não terão interesse… o campeche já ta caotico … só buraco e ruas estreitas que foram caminho de boi… quem trabalha aqui ta sendo esganado pela ganância dos locadores… e os especuladores acham que assim só ficarão milionários … favelizacão , crescimento desordenado e violência vão explodir

      3. Boa, essa gente não percebe que a ilha não aguenta mais gente. Moratória de 10 anos para qualquer contrução ou viabilidade de terrenos. Até resolverem o que está atrasado a 20 ou 30 anos.

      1. Deve ser um pé de chinelo querendo pegar carona vai ser a vez dos aproveitadores tirar vantagens pra si mesmo. O coletivo que se exploda.

      2. Plano feito sob medida para as construtoras e especuladores que não têm qualquer compromisso com a cidade. Colapso total no trânsito já caótico. Daqui a pouco vai começar o rodízio de automóveis e vamos ter que nos submeter ao maravilhoso transporte coletivo, que se pauta pelo interesse dos empresários, morador não tem vez.

        1. Não ao plano diretor! Porque é mais destruição e riqueza para alguns poucos, e aproveitadores…

        2. Querem tirar a magia de Florianópolis para torna ela em um inferno de concreto armado?
          Vai ser o fim do turismo, pois sistema de esgoto não vai suportar e a balneabilidade será comprometida.

    1. Até pode crescer, mas acho que podem limitar certas regiões para se ter as opções. E antes de tudo, condição para liberar é ter infraestrutura básica de esgoto e trânsito.

    2. Não merecemos isso, e antes de qualquer coisa, botamos fiscais ora trabalhar estão invadindo os morros e não fazem nada, daqui a pouco teremos morros cheios e a cidade cheia de espigões, prefeitura omissa, vão trabalhar seus inúteis.

    3. sem noção, vai pra são Paulo, marginalizar teus parentes

    4. Boa !!! Isso ai ! Viva o progresso !!!
      O ecochato esquerdopata que nada pode que va morar no mangue .

    5. Cai fora daqui haole…
      Oportunistas acabando com tudo.
      As praias já estão sem balneabilidade nenhuma e trânsito já está estrangulado e ainda querem destruir mais.
      É só o dinheiro que conta ?
      Aqui não!

      1. A Cidade precisa crescer e se desenvolver , ou quer morar no meio do mato e mangue feito indio ???

        O dia que vc for a NY vai perceber que uma Cidade pode ser bem contruida e organizada .

        1. Que idéia absurda…tenho certeza que para o povo nativo da cidade e para aqueles que vieram de outros lugares e residem aqui e preservam essas ilha amada…discordam desse plano idiota e ganancioso,já existem opções para se viver dessa forma…várias cidades balneário,são Paulo,”NY”…Floripa e isso natureza…mangue…praia…esse plano diretor só favorece uma classe os milionários…quem não estiver feliz da forma que está… vá e seja feliz em um outro lugar….pois aqui na ilha pessoas com essa mentalidade estamos fartos já….boa viagem e não voltem….pois a ilha da magia não pode ser alterada dessa forma….

      1. Com certeza deve ter perdido algo para algum gaúcho, não concordo com esse plano diretor para degradação da ilha, que já está insuportável, sou gaúcho e esse seu preconceito demonstra apenas sua ignorância.

    6. Capaz tem que destruir lá TB , pra que natureza! Encher tudo de prédio 🏢

    7. Absurdo esse pensamento, no mínimo deve estar faturando com a degradação da cidade!!

    8. É uma pena que tenha gente gaste seu precioso tempo para produzir um conteúdo de caráter tão simplório.

      Essas imagens “projetadas” simplesmente pegaram as edificações existentes e acrescentaram pavimentos, supostamente previstos no novo plano, mas não consideram que para “verticalização” acontecer é necessário ir muito mais além… coloco entre aspas pq em alguns casos estamos falando de um acréscimo de 2 pavimentos, especialmente nas regiões de praia, onde o gabarito já é alto. Vamos passar de 2 para 4 pavimentos… “ohhh que absurdo!”

      Segundo ponto é que para edificar um prédio alto será necessário:
      – amembrar/juntar lotes urbanos para ter um terreno maior que efetivamente caiba um prédio
      – doar área para alargamento das ruas
      – aumentar o afastamento frontal
      – construir corretamente as calçadas que hoje são minúsculas
      – fazer ETE (estação de tratamento de esgoto) própria e, com isso, resolver seu esgoto de forma individual, sem sobrecarregar a rede
      – fazer coleta e reutilização da água da chuva
      – dependendo da qtde de unidades, executar obras na região para melhoria do entorno
      – pagar taxas de licenciamento de obra, outorga onerosa, ISS, entre outros tributos municipais que beiram a faixa de R$200,00 por metro quadrado edificado

      E não para por aí… mas vou ser sucinta!

      Por fim… comparar o adensamento que se propõe em alguns pontos de floripa aos arranha-céus de outras cidades e metrópoles é uma falta de senso que beira o ridículo… mas é óbvio que adoram usar esse discurso para gerar caos e confusão, mas estudar a fundo ninguém quer.

      1. Olá, Luiza

        Estas imagens foram produzidas por um grupo técnico mobilizado de forma voluntária pouco tempo antes do segundo turno da votação do PLC 1911/2022 na câmara com o objetivo de encontrar formas de ilustrar os possíveis impactos da proposta de revisão do plano diretor em diferentes distritos da cidade sobretudo do ponto de vista do adensamento e verticalização. Vale lembrar que a prefeitura tem o dever de comunicar sua proposta de forma transparente para a população e dispõe dos recursos tecnológicos, corpo técnico e demais ferramentas para faze-lo. Se não o faz, é porque não lhe convém mostrar a verdade sobre o plano que ela tem para o futuro da cidade.

        Devido ao tempo exíguo com que o grupo contou para tentar elaborar uma metodologia e dada a complexidade envolvida em interpretar e traduzir visualmente um PLC com mais de 340 artigos, certamente os resultados obtidos até o momento podem estar aquém do desejado em termos de precisão e o grupo tem consciência desse fato.

        A partir de determinado momento nesse processo, no entanto, e isso pode ser verificado nas projeções para o bairro da Armação, o grupo começou a refinar o método utilizado para a elaboração das imagens. Para simular a altura e porte dos edifícios, foram considerados principalmente os incentivos à construção para ADI (área de desenvolvimento incentivado) (art. 295-O), desenvolvimento econômico (art. 295-P), uso misto (art. 295-D) e fruição pública (art. 295-S). O PLC inclui mais incentivos para além destes e ele não estabelece objetivamente um limite de altura que os edifícios poderão alcançar ao longo das vias ADI. O que sabemos é que para um bairro como a Armação, novas construções poderão alcançar a casa dos cinco pavimentos facilmente, o que representará um aumento significativo quando comparados aos dois permitidos hoje. Também é importante fazer alusão aos impactos que esse adensamento deverá ter na infraestrutura de saneamento básico e mobilidade, sendo a primeira inexistente na Armação e a segunda, insuficiente.

        Quanto às ETEs, é um absurdo que a prefeitura seja omissa ao ponto de prever que empreendimentos de médio e grande porte deverão continuar dando conta do tratamento de seus efluentes de forma individualizada sem ter em vista um plano de implementação de infraestrutura de saneamento que atenda todas as populações dignamente e garanta a proteção efetiva das águas e do solo contra a contaminação.

        Para concluir, estas projeções ilustram um cenário de transformações a médio e longo prazo (10 a 20 anos) e o grupo tem dimensão da necessidade de haver amembramentos e adequações à infraestrutura viária. Estes sempre foram pré-requisitos para o crescimento da cidade e não impediram que ela crescesse de forma desigual, fragmentária e à revelia do provimento de infraestrutura adequada. Este fato pode ser observado quando comparamos fotografias de diversos distritos da cidade tiradas duas ou três décadas atrás com o que se tornaram hoje.

      2. *Um adendo ao meu comentário, relativo a questão do saneamento básico: não basta haver apenas um plano de provisão da infraestrutura. Antes de aumentarmos significativamente a densidade dos bairros, esta infraestrutura já precisa estar operando em condições de absorver o aumento da demanda a fim de garantir a inexistência de irregularidades que contribuam para a contaminação do solo e das águas.

        Além disso, esperar que a iniciativa privada dará conta de oferecer a infraestrutura de saneamento básico uma vez que a demanda cresça é uma verdadeira ilusão. Este serviço deve ser implementado e ofertado pelo poder público através de amplo diálogo com a população.

    9. Nao se trata de descanço
      Falta infraestrutura
      O tránsito ja anda caótico
      Foças?
      Esgoto?vai pra onde?

  2. Florianopolis, vive politicamente nas mãos dos empresários imobiliários, que só observam o (lucro), nunca se preocuparam com saneamento básico. Colocam uma calçada nova umas flores para parecer que estão ajudando o poder público, mas na realidade é só maquiagem.

  3. Florianopolis, totalmente carente de saneamento básico, imagine com a construção desenfreada de prédios. nas mãos das construtoras.

    1. Aí o problema é a CASAN se mexer ou deixar a iniciativa privada oferecer saneamento, né?

      Agora, impedir as pessoas de morarem em Floripa é o cúmulo do absurdo e só beneficia a especulação de quem já possui imóveis na ilha: querem manter a oferta baixa para manter o valor nas alturas.
      Estamos de olho, também!

    2. É uma pouca vergonha o que querem fazer com a cidade! Querem entregar de bandeja para especuladores! Em Jurerê Internacional, esse tal de prédios de Jurerê In, inicialmente, ocupará toda área verde existente hoje, entre Prédios da Av. das Lagostas até a área do Posto Shell e Estação 261, dizimando o habitat das espécies que vivem ali capivaras, jacarés de papo-amarelo e toda uma biodiversidade da Mata Atlântica. Depois vão partir para destruição das demais florestas de Mata Atlântica no entorno do loteamento. Eles enchem os bolsos e deixam nossa cidade arrasada, pela ganância!

  4. Enquanto a população de Florianópolis continuar votando em candidatos como o atual prefeito e o bando de vendidos da Câmara de vereadores é só isso que teremos. Exploração desenfreada e degradação ambiental. A dívida da última campanha eleitoral está sendo paga.

  5. Inevitável! Falam em super bactérias no futuro, elas já existem !

  6. Ae Rafael, quem tem que ir embora da ilha é você seu lixo!!! Vermes que nem você, estão destruindo a nossa ilha!!!
    E vê se solta o saco dos construtores, seu baba ovo!

  7. A questão de fazer prédios na cidade é um problema destruidor da cidade, não há mais histórias Imortal para contar, arborização sem oxigênio para respirar, aumento de fluxo de automóveis, prisão de pessoas, destruição no solo. São aspectos negativos o que leva uma cidade que pede socorro problemática e stressada com tantos outros destruições. Isso vai ficar insuportável.

  8. Uma ilha tão linda,vitima da ganância,de gente sem escrúpulos.

    1. Tá mas e as ruas; vai colocar aonde tanta gente? , o trânsito jah e caótico , tem que projetar mais entradas e saídas para depois acumular moradias verticais … E outra o esgoto as costeiras do continente estão tudo poluídos .. resumindo tem que modernizar mesmo mas a infraestrutura tem que vim junto

  9. So um exemplo.Sc 401,atualmente, estáSUPER SATURADA , com o novo plano diretor, cheio de predios, o resultado na mobilidade será um congestionamento diario enorme.Duas a tres hs pra chegar no norte da Ilha . NAO TEM MAIS ESPAÇO PRA AUMENTAR A CAPACIDADE DA 401.

  10. Se tudo isto for de fato feito, para moradias, sem melhoras de todo o resto – ruas, avenidas, estacionamentos públicos, praças, UPAs, postos de saúde, hospitais, creches, esgoto tratado, fornecimento decente de água, internet, enfim, tudo o que deve vir primeiro do que a “multidão engaiolada”, Florianópolis será certamente o pior lugar do mundo para viver, e passar férias num lugar assim é uma vez na vida e nunca mais…

    1. Você está absolutamente certa. Imagine o que nós, moradores desta cidade há mais de cinquenta anos, que viemos atraídos pela UFSC e pela vida tranquila desta ilha, iremos sentir ao perceber que nosso pequeno “paraíso” se transformou numa infernal metrópole desvairada…

  11. Acho Florianópolis linda como está hoje , mas claro precisa revitalizar de forma consciente muitas áreas e ter melhorias na cidade toda, mas construir prédios em toda ilga é uma loucura que só ajuda a especulação imobiliária a população local não terá mais qualidade de vida, muito triste.

  12. Se aprovado esse absurdo será a deixa pra eu cair fora daqui. Não vou ser testemunha da morte de Floripa!

  13. Não conseguem resolver o gravíssimo problema da mobilidade e do saneamento, vão querer verticalizar as construções e aumentar a densidade?
    Que proposta irracional é essa?

  14. As projeçoes ali feitas nas fotos são espetaculosas. Puro alarmismo, no mais alto grau.

  15. Quem manda nesta cidade são os donos de empresas de construção civil, com o beneplácito de alguns vereadores que pertencem ao time.

  16. 70% da ilha é área de preservação entre unidades de conservação e APPs, então tem sim que adensar as áreas passíveis de ocupação, como as demonstradas nas imagens, para que seja possível preservar e conservar os 70%, a população cresce, e precisa ocupar algum espaço. O que precisa é a infraestrutura crescer junto,

    1. Não são 70%, são cerca de 50% de áreas de preservação. Não tem que adensar nada, tem é que parar de crescer, estabilizar a população e correr atrás do prejuízo em saneamento e mobilidade que estão dimensionados pra muitoenoa gente que a situação atual.

  17. A verticalização com responsabilidade (predios a 100mts de distsncia um do outro, estacionamentos subterraneos… ) acompanhada de serviços de pre-tratamento de esgoto, ciclovias, espaços de lazer e muito verde como prioridade só tem a melhorar a qualidade de vida e a otimização dos recursos da ilha. A construção desordenada de puxadinhos não é solução.

  18. Bom dia. Concordo plenamente com Felipe, se temos que preserva as áreas de conservação precisamos dar ocupação para a população que cresce. O que tem que crescer junto é a infraestrutura da cidade.

    1. Vocês precisam morar 20 anos em SP para ver como é “maravilhoso” a verticalização desenfreada. Quem se habilita a viver em SP por 20 anos aqui? Eu já fiz e gostaria de saber qual bonito ou bonita topa? 20 aninho morando em SP? Pra falar qualquer coisa em comentário é fácil. Despejas bobagem vivendo dentro da casca de ovo. Quero ver vivenciar!! E fazer isso sem estrutura alguma, caso de Floripa, é completa falta de paixão pelo local que se vive…não precisa nem chegar no saneamento, mobilidade e saúde. Fico no asfalto e limpeza mesmo…a cidade não consegue passar asfalto em via. Não consegue varrer calçada. O básico que qualquer mini cidade do interior de SP faz. E agora enche de bonito pra defender construtora e eleitor de político-incorporadora. Cuidado com o choque de realidade que vão tomar com o PD. Já foi votado. Do meu lado, vou orar pra execução desse plano não caminhar direito.

  19. Esse adensamento e verticalização da ilha só vai desvalorizar o que a ilha tem de mais lindo sua natureza que é o mais valorizado , preservar é valorizar os espaços , temos que ter turismo de alti nível para manter o padrão da ilha , se querem exemplos pesquisem a ilha da Sardegna que tem uma preservação muito rígida e tem um turismo se alto nível onde gastam muito , isso que é o correto , não deixem esse plano aprovar 🙏🙏🙏

  20. Muitos falando do sistema de esgoto, mas aprovam à Casan. Fpolis Perdeu e muito com a não aprovação da universalização do sistema de esgoto. Muitos reclamam dos altos índices de assalto nos bairros , mas não entendem que uma pessoa morar a 12, 15, 20… km do trabalho só favorece esse quadro, a mesma lógica se faz com relação ao trânsito…

  21. Não existe um plano equilibrado, só pensam numa explosão imobiliaria, ótimo para as construtoras, corretores imobiliários, mas a infraestrutura necessária zero, sobretudo quando esta já há muito deixa a desejar.
    Um exemplo está sendo à ausência de saneamento básico, rios poluídos até o limite, esgotos clandestinos, praias poluídas, como já estamos cansados de conviver. Hoje temos uma Praia dos Ingleses com uma praia enorme, para caber mais pessoas, mas sem qualquer estrutura de banheiros adequados, com servidões cheias de construção, possivelmente irregulares, sem esgoto compatível, além de muito mais.
    Outro exemplo é a Av. Beira Mar Norte, balneabilidade zero, sem banheiros, mal cheiro constante ao longo da via. O esgoto não comporta.
    Maus exemplos por todos os lados.

  22. Tem que arrumar a casa antes de ampliar, a ilha não tem infraestrutura pra suportar tanto “investimento”, vai saturar os recursos e daqui a pouco o que menos vai ter são as belezas naturais da Ilha da Magia, que vai literalmente perder a “magia”.

  23. Não tem nem cabimento um negócio desses,como ficará o trânsito?A saúde?Educação?Transporte público?(que pra não falar mal e uma mer**).Imagina tem dias que pra ir pro norte da ilha se leva mais de duas horas se esses prédios todos forem feitos,quando os moradores do norte chegarão em casa?Ninguém mais terá vida será chegar em casa jantar tomar banho e sair pro trabalho de novo pra tentar chegar na hora.O problema não é a especulação imobiliária,sempre teve sempre vai ter,mas antes de tudo isso devem resolver os problemas básicos que citei,Florianópolis um caos no trânsito e serviços públicos,imagina após isso tudo construído.

  24. Parabéns Eduardo, alguém com cérebro, os adeptos nem precisam de altura, já vivem voando….!

  25. Cadeia pra que pensa e quer este plano! Vão acabar com a cidade. Floripa não quer ser Bal. Camboriú

  26. Parece quem querem começar uma obra pelo telhado. Simples assim. Quem é que realmente ganga com isto???? Se tiver que parar tudo para sim fazer acontecer a tão sonhada infraestrutura básica e então só depois pensar em plano diretor sério e pensado não em função da ganância imobiliária.

  27. Mas não conseguem nem entregar uma obra decente. Olha oque ficou o pantanal , tá ridícula aquela obra, confusa e cheia de falhas.

  28. De nada adianta reclamar aqui. Tem e ir lá na Câmara e vaiar.
    Tem de procurar o vereador que levou oseu voto e cobrar.
    RAFAEL quer muitos edificios? vai para São Paulo ou Balneário Camboriú. Vai lá ver o sol quadrado.
    O se liga na rede é ima piada.
    As construtoras mandam no poder Executivo e tbem no Legislativo.

  29. Na maquete de jurere foi colocado prédio onde não será possível construir não

    1. Verdade Sr Heron !!

      Essas imagens foram todas superdimencionadas e distorcidas…parecem que foram feitas para enganar e ludibriar quem as ve.

      No final, o novo Plano Diretor, vai melhorar em muito a Cidade.

      A desobrigatoriedade de vagas de garagens por exemplo, vai permitir um maior adensamento so Centro , sem o aumento de numero de carros.

      Esse novo Plano Diretor é um sucesso !!!

      Pena nao poder construir em areas de dunas, tendo em vista que dunas nao controbuem em nada para uma Cidade.

  30. Esse plano diretor vergonhoso, é fruto da ganância desenfreada do ser humano. Como resultado disso, a mudança de um outro plano diretor está em curso acelerado, o dos oceanos, que vai revogar todos os outros!

  31. Florianópolis precisa de desenvolvimento. Ela está simplesmente se transformando em favelas e lixão. Então eu não sei onde manter as coisas assim é melhor. Nunca vi pagarem tão caro para viver casas e prédios horríveis e mal construídos. Penso que a cidade merece muito mais. Uma pena que seu moradores acreditam que o que tem aqui é bom para o meio ambiente.

  32. Florianópolis, em 2053! Verticalizada, com mobilidade estrangulada, cercada por emissários de esgoto girando no entorno de nossa corrente marítima! Será um preço pesado para nossa ilha!!!

  33. Sem um plano diretor adequado e nenhuma ação for tomada, as construções irregulares já estão tomando conta de todas regiões da ilha desvalorizando estes bairros. Depois será impossivel retira-las.

  34. Sou contra e bem contra…Veja o que aconteceu no Campeche leste.Muito predinho, muito trânsito, saneamento básico zero, e a ilha sendo destruída aos poucos.
    Um plano diretor só seria consistente se começasse a ser implantado saneamento básico e usinas de tratamento de água em toda ilha.
    A propósito emissário para jogar bosta para alto mar não é saneamento e nem resolve, pelo contrário, aí teremos problemas com o nosso ecossistema marinho!!

  35. Hilário, na primeira imagem:
    Com morro, sem morro… Kkkkkkk

    O melhor de tudo é que as ruas continuam iguais ahahhahahahhahahahah quem é o gênio que fez o plano ? Kkkkkkk

  36. Não ao plano diretor. Um crime com a cidade. Assim como está o trânsito já é um caos, imagina verticalizar mais essa cidade sem ter rede de esgoto e estradas.

  37. A verticalização deixa a cidade horrível, tudo tem limites, sem falar que cresce o trânsito, aumenta consumo de agua, energia… e o esgoto? Como vão resolver? Se hoje tudo isso é precário e só há reclamações… devem resolver e estruturar primeiro o que existe hoje, depois pensar em expandir.

  38. A cidade está perdendo sua qualidade, sua essência, sua natureza, estão querendo destruir todo o conceito da cidade, em prol da exploração econômica da construção civil, essa é a realidade dos políticos hoje na administração pública, Floripa está com dias contados, assim foi Rio de Janeiro.

  39. Um dia iremos olhar para trás e nos arrepender, pois a ganância contagiou grande maioria, hipocrisia dizer que não, Ja não havia fiscalização, se havia já era pouco, agora então vai favorecer os grileiros, os invasores, a depredação na ilha, favorecendo a irregularidade na construção civil enfim o dinheiro passou por cima da soberania da ilha.

  40. Realmente, tem que ser feito primeiro toda infraestrutura de saneamento, ruas, etc. Para depois ser realizado um plano Diretor, visando o crescimento consciente e sem excessos de concentração da população em Florianópolis, mas tudo com muita racionalidade!

  41. Um ano depois e o plano diretor continua firme e forte. É, pelo visto só uma.revolução mesmo para barrar essa destruição e descaracterização da cidade em que a atual elite gananciosa transformou o plano diretor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *