I Conferência Popular da Cidade: A Ciência que precisamos para a Cidade que queremos

Chamado da atividade

Para promover o debate sobre o Plano Diretor será realizada na UFSC no dia 23 de Setembro a primeira Conferência Popular da Cidade, com o tema “A Ciência que precisamos para a Cidade que queremos”.

O objetivo é reforçar a necessidade de buscarmos em conjunto enquanto sociedade um planejamento que privilegie modelos de urbanização que preservem a saúde dos ambientes naturais e a qualidade de vida da população, em um debate aberto ao público, envolvendo comunidade, movimentos sociais, UFSC, IFSC e UDESC.

Local: Na UFSC, campus Trindade, auditório Garapuvu.

Horário: 8h ao meio dia.

Para certificados, acesse: https://inscricoes.ufsc.br/conferenciapopularfloripa

Objetivos:

O avanço das discussões relacionados ao plano diretor na cidade de Florianópolis trazem para a UFSC a necessidade de ouvir as demandas da comunidade, e de apresentarmos o atual estado da arte considerando as necessárias balizas socioambientais e urbanísticas impostas pelo nosso território que começa sua trajetória no século 21.

As crises climática e da biodiversidade, em conjunto com as vocações socioeconômicas do nosso município relacionadas a Tecnologia da Informação, Turismo, Pesca e Maricultura, reforçam a necessidade de buscarmos um planejamento que privilegie modelos de urbanização que preservem a saúde dos ambientes naturais e a qualidade de vida da população.

Formato:

A presente conferencia será organizada em quatro momentos:

Um primeiro com a composição da mesa de boas vindas que seria composta por nossa reitoria e por convidados do IFSC e UDESC.

No segundo momento planejamos compor mesa com representantes da comunidade que apresentarão o histórico do processo de discussão/construção do plano diretor e suas reivindicações para o município.

No terceiro momento, docentes e técnicos da nossa instituição e instituições parceiras apresentarão o cenário atual e soluções técnicas para um planejamento resiliente.

No quarto e derradeiro momento será aberto para discussão e participação da comunidade em geral para debate e consolidação de documentos que já estão sendo produzidos pela própria comunidade.

Organização:

Programa Ecoando Sustentabilidade, da Universidade Federal de Santa Catarina, em conjunto com o Coletivo Tecendo Redes.

Participe da discussão

3 comentários

  1. Sou moradora do Río vermelho estou muito preocupada com a preservação do meio ambiente disposta a dar o meu melhor nessa comunidade.

  2. Pingback: Notícias da UFSC
  3. Prezados,
    se possível, gostaria de apresentar o tema da ‘Cidade como um Bem Comum’
    grato.
    Daniel Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *